07 agosto 2012

Ler é viajar sem sair do lugar

Oi gente,
Hoje meu post vai ser simples, vou deixar dicas de livros que eu já li.
Como já me descrevi, não gosto de coisas convencionais, e esses livros, talvez, vocês nem conheçam. 
Por mim, não importa o gênero do livro, desde que eu goste do conteúdo. 
Uma boa dica é SEMPRE ler as 'sinopses' que vem atrás do livro, na contracapa, antes de comprá-lo.
Vamos aos livros, então:

1) Moinhos de Sangue
Esse livro, minha mãe ganhou de presente de aniversário, e eu peguei pra ler.
Em Moinhos de Sangue, a história se passa num bairro de Porto Alegre, e é uma sátira sobre a 'high society' porto-alegrense, e enfoca os arredores e os frequentadores da Padre Chagas, no Moinhos de Vento, região mais badalada da cidade. Envolve muito humor e mostra que a sociedade de elite possui, sim, defeitos e muitas histórias engraçadas, como qualquer classe social.

2) Você Acredita em Mim?
Como já disse pra vocês, não me importa o gênero, desde que eu me apaixone/interesse pela sinopse. 
Foi o que aconteceu com esse livro, que comprei num saldão na Feira do Livro aqui da minha cidade. Não lembro quanto eu paguei, só sei que valeu a pena. 
Nesse livro que é muito empolgante e intrigante, o jornalista Elias Awad, apresenta a história de um jovem evangélico, prestativo, bom irmão, excelente filho e sonhador.
O que ninguém poderia imaginar era que ele foi um criminoso, responsável por sequestrar Patrícia Abravanel, filha de ninguém menos que Silvio Santos. 
Vale a pena ler. Pena que eu não tenho mais ele!

3) Sob a Sombra do Terror
Esse livro é demais! Na capa, em cima das letras, tem uma textura diferente, bem legal.
É uma biografia, e conta detalhes sobre a vida de Osama Bin Laden, através de relatos de Omar, seu filho e Najwa, esposa de Osama. A história é surpreendente! 
O livro visa descrever como Omar conseguiu libertar-se do seu destino e o preço que pagou por isso. Esta obra não pretende ser só um relato sobre o terrorismo, mas também busca lidar com os conflitos da família Bin Laden, que mantém uma empresa muito influente.
O livro conta com fotografias, do acervo pessoal de Omar, que mostra vários momentos da família e fotos de Osama.

4) Falcão - Meninos do Tráfico; Falcão - Mulheres e o Tráfico
Quem me conhece, sabe que eu sou louca pelos meus falcões (tanto o dos meninos, quanto o das mulheres). Já li várias vezes, e nunca me canso de ler.
Pra quem vive reclamando da vida, e condenando o pessoal do tráfico, e os mais 'favelados', vale a pena ler. 
É um relato dos bastidores do documentário (que passou no Fantástico, com o mesmo nome do primeiro livro "Falcão - Meninos do Tráfico).
Em Falcão - Meninos do Tráfico, MV Bill e Celso Athayde contam relatos sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas, em diversas partes do país. 
Eu, que vivo em mundo totalmente oposto ao das favelas, me surpreendi com o modo que vivem, o que pensam, e querem pra eles.
E por mais que condenem-os, eles são humanos, igual a eu, igual a você. 
Ainda difusos no meio dos barulhos de tiroteios e fogos avisando que a droga chegou, esses meninos possuem sonhos! Para ter um ideia do que conta o livro, de 17 entrevistados, 16 morreram ao longo do documentário.
O livro conta com um Glossário no final, com as gírias que são utilizadas por eles, e três letras de músicas do CD Falcão - O Bagulho é Doido, lançado pelo MV Bill.
Já em Falcão - Mulheres e o Tráfico, a história, na minha opinião, é muito mais chocante do que a dos meninos. 
Escrito a partir do primeiro livro, esse segundo livro mostra o complexo mundo do batom que se transforma em uma metralhadora, da dona de casa que se transforma em dona de boca de fumo, e de várias outras mulheres que comandam o mundo do tráfico. 
Qualquer um dos dois livros, é um choque de realidade! Pra quem gosta desse tipo de história, é uma ótima dica de leitura!

5) Cabeça de Porco
Esse é meu mais novo xodó. Ganhei ele faz um tempinho, e ainda não acabei de ler. O livro segue a mesma linha dos Falcões (livros citados acima). 
Possui textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares - um conjunto de registros etnográficos apurados ao longo dos últimos sete anos, sobre juventude, violência e polícia. 
O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança. Com o pouco que já li, passei a enxergar a polícia de outra forma, não aquela que está pra proteger, mas aquela que apreende, e depois cobra pra devolver os armamentos, aquela que cobra propina aos traficantes, que abusa por estar de farda. Eu, particularmente, não gosto do 'sistema' chamado polícia, não pode-se generalizar eu sei, mas, se antes eu não gostava nem um pouco, depois de ler esses livros que relatam o modo nu e cru de como age a polícia, me decepciono ainda mais com a mesma, infelizmente.

E já que o post é sobre livros, deem uma lida nessas dicas abaixo!




Até a próxima. Espero que tenham gostado, e boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário