Oi gente,
Hoje meu post vai ser simples, vou deixar dicas de livros que eu já li.
Como já me descrevi, não gosto de coisas convencionais, e esses livros, talvez, vocês nem conheçam.
Por mim, não importa o gênero do livro, desde que eu goste do conteúdo.
Uma boa dica é SEMPRE ler as 'sinopses' que vem atrás do livro, na contracapa, antes de comprá-lo.
Vamos aos livros, então:
1) Moinhos de Sangue
Esse livro, minha mãe ganhou de presente de aniversário, e eu peguei pra ler.
Em Moinhos de Sangue, a história se passa num bairro de Porto Alegre, e é uma sátira sobre a 'high society' porto-alegrense, e enfoca os arredores e os frequentadores da Padre Chagas, no Moinhos de Vento, região mais badalada da cidade. Envolve muito humor e mostra que a sociedade de elite possui, sim, defeitos e muitas histórias engraçadas, como qualquer classe social.
2) Você Acredita em Mim?
Como já disse pra vocês, não me importa o gênero, desde que eu me apaixone/interesse pela sinopse.
Foi o que aconteceu com esse livro, que comprei num saldão na Feira do Livro aqui da minha cidade. Não lembro quanto eu paguei, só sei que valeu a pena.
Nesse livro que é muito empolgante e intrigante, o jornalista Elias Awad, apresenta a história de um jovem evangélico, prestativo, bom irmão, excelente filho e sonhador.
O que ninguém poderia imaginar era que ele foi um criminoso, responsável por sequestrar Patrícia Abravanel, filha de ninguém menos que Silvio Santos.
Vale a pena ler. Pena que eu não tenho mais ele!
3) Sob a Sombra do Terror
Esse livro é demais! Na capa, em cima das letras, tem uma textura diferente, bem legal.
É uma biografia, e conta detalhes sobre a vida de Osama Bin Laden, através de relatos de Omar, seu filho e Najwa, esposa de Osama. A história é surpreendente!
O livro visa descrever como Omar conseguiu libertar-se do seu destino e o preço que pagou por isso. Esta obra não pretende ser só um relato sobre o terrorismo, mas também busca lidar com os conflitos da família Bin Laden, que mantém uma empresa muito influente.
O livro conta com fotografias, do acervo pessoal de Omar, que mostra vários momentos da família e fotos de Osama.
4) Falcão - Meninos do Tráfico; Falcão - Mulheres e o Tráfico
Quem me conhece, sabe que eu sou louca pelos meus falcões (tanto o dos meninos, quanto o das mulheres). Já li várias vezes, e nunca me canso de ler.
Pra quem vive reclamando da vida, e condenando o pessoal do tráfico, e os mais 'favelados', vale a pena ler.
É um relato dos bastidores do documentário (que passou no Fantástico, com o mesmo nome do primeiro livro "Falcão - Meninos do Tráfico).
Em Falcão - Meninos do Tráfico, MV Bill e Celso Athayde contam relatos sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas, em diversas partes do país.
Eu, que vivo em mundo totalmente oposto ao das favelas, me surpreendi com o modo que vivem, o que pensam, e querem pra eles.
E por mais que condenem-os, eles são humanos, igual a eu, igual a você.
Ainda difusos no meio dos barulhos de tiroteios e fogos avisando que a droga chegou, esses meninos possuem sonhos! Para ter um ideia do que conta o livro, de 17 entrevistados, 16 morreram ao longo do documentário.
O livro conta com um Glossário no final, com as gírias que são utilizadas por eles, e três letras de músicas do CD Falcão - O Bagulho é Doido, lançado pelo MV Bill.
Já em Falcão - Mulheres e o Tráfico, a história, na minha opinião, é muito mais chocante do que a dos meninos.
Escrito a partir do primeiro livro, esse segundo livro mostra o complexo mundo do batom que se transforma em uma metralhadora, da dona de casa que se transforma em dona de boca de fumo, e de várias outras mulheres que comandam o mundo do tráfico.
Qualquer um dos dois livros, é um choque de realidade! Pra quem gosta desse tipo de história, é uma ótima dica de leitura!
5) Cabeça de Porco
Esse é meu mais novo xodó. Ganhei ele faz um tempinho, e ainda não acabei de ler. O livro segue a mesma linha dos Falcões (livros citados acima).
Possui textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares - um conjunto de registros etnográficos apurados ao longo dos últimos sete anos, sobre juventude, violência e polícia.
O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança. Com o pouco que já li, passei a enxergar a polícia de outra forma, não aquela que está pra proteger, mas aquela que apreende, e depois cobra pra devolver os armamentos, aquela que cobra propina aos traficantes, que abusa por estar de farda. Eu, particularmente, não gosto do 'sistema' chamado polícia, não pode-se generalizar eu sei, mas, se antes eu não gostava nem um pouco, depois de ler esses livros que relatam o modo nu e cru de como age a polícia, me decepciono ainda mais com a mesma, infelizmente.
E já que o post é sobre livros, deem uma lida nessas dicas abaixo!
Até a próxima. Espero que tenham gostado, e boa leitura!









0 comentários:
Postar um comentário